sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Nota 20 em 10





Olá Francisco,
Escrevo-te estas simples linhas para que um dia estes conselhos possas recordar. Chegaste  à bela idade de 10 anos e terminaste uma grande fase da tua formação. Estes anos de escola primária foram muito importantes, pois esta é uma das bases que levas da tua educação. Aquilo que achas que é uma seca hoje, amanhã ser-te-á muito útil!
O esforço e a dedicação que colocamos em ti são para que cresças e sejas um adulto responsável, íntegro e trabalhador. 
Responsável, por ti e pelas atitudes que tomas. 
Íntegro, de bom coração e honesto.
Trabalhador, na medida em que te esforces sempre para fazer mais e melhor, independentemente dos resultados obtidos.
Os pais gostam sempre dos sucessos dos filhos, mas mais importante que a felicidade que nós temos nos teus sucessos, é a alegria que deves sentir quando os alcanças. Isso deve ser o mais motivador para que queiras dar o melhor do teu fundo, e assim saber que podes alcançar tudo na vida.
Mesmo se achares que as coisas são difíceis e não as consegues fazer, tenta. Tenta e volta a tentar. Porque só tentando é que sabes se consegues lá chegar. Não desistas de nada. Vais ter alguns desgostos e insucessos na tua vida, que por estranho que pareça, te vão fazer olhar para o mundo como um sítio onde nós podemos mudar o nosso destino e o nosso rumo. Faz parte do nosso crescimento. Sempre para o bem, e sempre com o sentimento de que fizemos tudo de consciência tranquila.
Deves ficar inchado de orgulho porque tiveste sempre boas notas, porque tu és música, porque as pessoas gostam de ti. Mas deves ficar ainda mais orgulhoso porque ajudas os outros, porque pensas nos outros, porque dás de ti genuinamente. E assim chegas mais longe.
Terminaste este ciclo no tempo contado, e estes anos de escola foram bons e felizes. Estás ao ritmo certo e ainda és uma criança, que vai crescendo como deve ser, etapa sobre etapa. Não tenhas pressa em nada, e nunca queiras atropelar-te a querer crescer muito depressa. Estás a ir muito bem. Vai descontraído e tranquilo.
Na tua vida precisas também de brincar. Brincar muito, rir muito, ler muito, falar muito com os teus amigos. Os telefones e ipads são giros e entretidos, podemos usá-los de vez em quando, mas mais importante que isso é falar com as pessoas, descansar a cabeça e não estar só focados num ecrã fechado. 
Outro conselho que te quero dar é que olhes muito e observes à tua volta. Tenta distinguir o bem do mal, o certo do errado. Ninguém nasce ensinado e tu ainda estás a aprender, assim como nós estamos sempre a aprender coisas contigo. Olha e vê! Olha os pássaros e vê a liberdade. Olha a natureza e vê a generosidade. Olha a família e vê o amor. Olha os outros e vê como tu poderás ser. Olhar e ver!
Lembra-te sempre de uma coisa: o pai e a mãe vão estar sempre a ajudar-te para que sejas melhor pessoa, mas sobretudo para ser aquilo que queremos sejas sempre: Feliz!!!
Um beijinho deste pai que te ama infinitos!

“Sozinho podes ir muito rápido, mas acompanhado podes ir mais longe”



1 comentário:

  1. 😍Adorei!😉
    Excelente discurso de um pai presente, Ali, para o um filho “lindo”, Francisco!
    😘💋💋💋💋

    ResponderEliminar